Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de março de 2009

TERRA, Ah como eu te quero BEM

Hoje eu estava numa aula da universidade, de geologia. Fiquei fascinada pelo assunto, pelo que a Terra já foi, pelo que ela será a daqui milhões de anos. Devo adimitir que me senti tão infima, e entendi o que Einstein sentiu quando disse que quanto mais estudava o universo, mais acreditava na existencia de um ser superior. Na aula algumas idéias foram expostas, os pensamentos da época. Claro, a igreja católica foi citada. Mas peço licença pra sair do rotulo "igreja" e digo que as pessoas e não a igreja, é que possuem aquele velho sentimento de superioridade e formulam ideias absurdas a respeito de Deus e da Terra. Não está escrito em lugar nenhum que Deus existe. Entretanto, não pude deixar de pensar nele. Nessa energia sublime. A Terra é tão perfeita. A natureza é tão sagrada... podemos ver através dos fosseis, que a vida realmente evoluiu. As formas de vida, os animais, palntas e condições de existência sofreram mutação que seguem uma ordem que não tem explicação. Aliás, a explicação que não fere minha inteligencia, veio do espiritismo, que diz claramente: a Terra passou e passa por um processo de evolução, para agora poder ser habitada pelos humanos, como nós nos conhecemos agora.

Sei que muita gente não partilha desse meu fascinio pelo planeta Terra, pela existencia, ou de meu respeito pela vida. Mas hoje o que senti adiquirindo aqueles conhecimentos me fez sentir que somos nada, e que a opinião errada ou certa é NADA para Deus. Ele está muito, mas muito mesmo, acima de conceitos humanos, de inteligencias humanas e de nossos erros.

Meu professor deixa claro a opinião anti-religiosa ou anti-igreja (até fez um trocadilho com a questão de que a Terra foi feita em 6 dias e que descansaram no sábado). Mas eu me pergunto: Será mesmo que a Ciencia está tão distante assim da religião? O pensamento iluminado de Kardec e seus seguidores ou entendedores, os que entenderem 0,1% do espiritismo, podem afirmar que quando Kardec disse que o espiritismo possui 3 pilares: cientifico, religioso e filosofico, estava absolutamente correto. O que nos ensina o espiritismo nos mostra claramente o que a ciencia descobre a cada dia: a evolução.

A Terra, essa maravilhosa casa, Gaia, é um universo de descobertas, de misterios e de sonhos onde o homem mora. Se por um acaso esse lugar for prejudicado e as condições de vida humana aqui forem extintas, será exclusivamente um efeito da ignorancia humana, essa chaga que cobre os corpos e espiritos de muitas pessoas. Não há como estudar cientificamente a Terra e não se sentir maravilhado. De não se sentir inundado de um sentimento poderoso. De uma vontade curiosa. Eu vou cuidar de você, Gaia... o que eu aprender, será para o seu bem. És tão viva quanto eu e mostrará seus segredos aos cientistas (ou não), que souberem usar seus conhecimentos.

Nenhum comentário: