Pesquisar este blog

sábado, 15 de dezembro de 2007

O povo verde

Estava no primeiro semestre (sim, eu o repeti - risos... mas não faz mal, se não eu não teria conhecido amiga Be e Risa, além de um tanto de coisas fantásticas que me aconteceram naquela sala.) e então, uma de minhas colegas de sala, cujo nome não posso falar, disse que estava fazendo meio ambiente apenas por que sabia que poderia dar dinheiro um dia e que ela sabia que aquilo era uma utopia (uma utopia chamada tentar assegurar vida e meio ambiente para nossos netos).
Fiquei pensando naquilo por um tempo e hoje penso que se existe tanta corrupção nos órgãos que são destinados a zelar pelo meio ambiente, tata falta e compromisso, é justamente por haver nesses órgãos, esse tipo de gente. Cuidar de vidas não é simples... para a pessoa entender oq ue faz um outra pessoa se pendurar no Cristo Redentor em prol de uma idéia verde, ela primeiro tem que entender que isso parte de uma só coisa, um só sentimento: amor. Isso é amor, meu povo, amor que transcende o amor entre os humanos e parte para amor até às formigas. Esse amor se estende às montanhas, lindas quado estao verdes, a um ipê florido, à essa grande maravilha do universo a que nos acostumamos a chamar Natureza. Os animais são perfeitos, as plantas são perfeitas (a única coisa nesse planeta que é absolutamente imperfeito é o tal do homem). Esse amor verde fica perplexo ao ver a mata pegando fogo, gente jogando lixo pela janela do ônibus, pessoas agredindo animais. Gente, respeito se mostra nas pequenas atitudes, sejam nosas ou de outras pessoas. Não podemos achar normal (ou "de costume") e ficarmos parados, abismados, olhando para essa agreção à nossos sentimentos. Viver é rápido. Num instantes podemos estar mortos, mas antes disso, podemos ter agido para mudar algum pensamento. Não penso que mudar pensamentos seja tarefa fácil, o que posso fazer em prol dos meus ideiais é apresentar motivos plausíveis para que eles frutifiquem. Tenho ainda algumas coisas a falar a respeito dessas pessoas que não se identificam com a causa: não atrapalhem. Se você não pode fazer nada de útil, também não se meta onde pode piorar a situação.

Nenhum comentário: